Arte CidadãEventos RealizadosNoticias

PARABÉNS A.A.V.E. PELOS 10 ANOS!

No dia 14 de dezembro de 2013, a A.A.V.E festejou seus 10 anos de existência no povoado de Várzea da Ema, município de Chorrochó – BA.

Projeto implantado em 2003, e como de costume, todo final de ano é festejado com apresentações das oficinas de artes trazidas para o povoado pelo projeto.

A Associação de Apoio a Várzea da Ema foi fundada pelos moradores do próprio povoado, e mais tarde consegui o patrocínio da PETROBRÁS que veio a implantar oficinas de capoeira, artesanato, teatro, música e canto, trazendo uma nova perspectiva para os jovens da comunidade.

A Associação conseguiu também um patrocínio educacional da FUNDATION NAHUEL LIMITED, ONG da Suíça. Através do patrocínio da Petrobras da Fundação Nahuel, foi criado as oficinas de reforço escolar, Oficinas de Informática e Bolsas de Estudo e acesso ao nível superior. Muitos Jovens já conseguiram cursar uma faculdade livre de qualquer custo. Tudo Graças a AAVE.

Na oficina de teatro, foi realizado um trabalho belíssimo de grandes apresentações. O professor que iniciou os trabalhos, Afonso Penna residente na Capital Salvador, montou no projeto várias apresentações e peças de teatro. Montou também três filmes, onde dois deles foram lançados no cinema em Salvador. Depois dele vieram dois professores para trabalhar na oficina, Nahel e Alfredo, que também realizaram espetáculos durante o ano de trabalho. E como resultado de um bom trabalho em equipe e dedicação, uma aluna se destacou nas atividades e passou a ser a nova professora de Teatro do povoado, Alane Araújo, que permanece até hoje desenvolvendo a arte cinematográfica como os jovens da comunidade.

O professor Mario Celso, conhecido como Cabeção administrou a oficina de Capoeira durante sete anos, desenvolvendo um trabalho importantíssimo de disciplina, ordem e educação, sendo mais tarde representado por um de seus aprendizes, o aluno Júlio Cezar, que continuo seu trabalho com os jovens.

E as demais oficinas tiveram vários profissionais como Vanda Vaz, Timbal. O artesanato hoje consegue gerar uma pequena renda para a Associação.

Durante todo o trabalho de oficineiros, foi realizado duas turnês. As oficinas de teatro e capoeira, levaram a várias cidades a demonstração de seus trabalhos. Belém do São Francisco em Pernambuco, Canudos, Euclides da Cunha, Uauá e Paulo Afonso, receberam os espetáculos produzido pelos jovens do projeto.
Em 2007, foi realizado uma viajem a Salvador, com mais de 40 jovens do projeto, para realizarem uma apresentação de teatro da Peça Sertão Glauberiano e também do lançamento do filme Sertão Glauberiano. Ambos produzido pelo professor de teatro na época Afonso pena. Lá foram batizados também os alunos de capoeira.
Em 2012 foi realizado outra viagem a Salvador, os alunos que participaram como atores do Filme Cativos da Terra foram prestigiar o resultado do trabalho de perto, no lançamento do Filme e Peça de teatro de Afonso Penna, baseado no Livro Cativos da Terra de Eldon Canário.

Mais de 30 jovens já conseguiram o certificado de curso básico de Informática e 6 alunos conseguiram o certificado de curso Avançado de informática. Tudo isso através da A.A.V.E.

Mais de 35 pessoas já conseguiram o curso e diploma de nível superior e outros 3 já conseguiram também cursar uma pós-graduação. Outros ainda estão cursando o nível superior,totalizando 15 jovens que estão próximo a terminar o nível superior.

Muitas crianças conseguiram reforço escolar. Tudo Graças a AAVE.

Eventos natalinos, Cestas básicas, enxovais para gestantes, brinquedos para crianças… Tudo isso é oferecido pelo projeto, além de vasto espaço para festas e um memorial muito rico.

No final do ano de 2013, um novo professor compôs o grupo de professores do projeto. Rodrigo Sestrem, professor de música, produziu uma apresentação fantástica. O qual foi recebido com muito Calor pelo grupo de administração da Associação.

Tudo isso se deve à dedicação e fibra e principalmente o carinho da mulher que teve a ideia de restaurar a antiga Várzea da Ema e ajudar a comunidade, uma vez vivida no anonimato: Rayner Canário.
Parabéns AAVE pelos seus de 10 anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo