VÁRZEA DA EMA ABANDONADA PELO PODER PÚBLICO
MUNICIPAL E BEM LEMBRADA POR SEUS FILHOS
canudosvip.com.br
Aconteceu no último final de semana no povoado da Várzea da Ema-Chorrochó-Ba, a primeira formatura dos estudantes assistidos pelo projeto da Associação de Apoio a Várzea da Ema(A.A.V.E), que estudavam no Centro de Ensino do Vale do São Francisco(CEVASF) na cidade pernambucana de Belém do são Francisco.
A ASSOCIAÇÃO DE APOIO A VARZEA DA EMA, foi criada pela senhora Rayner Canário, que tem intuito de resgatar a história da Ema, como também de ajudar aos conterrâneos de sua terra natal, isso tudo apenas, por amor á Várzea da Ema, disse Rayner . Em uma entrevista exclusiva ao chorrochoemfoco Rayner de Matos Canário, explicou com detalhes como deu inicio ao projeto desenvolvido no povoado Várzea da Ema.
Rainer saiu da Ema ainda criança. Muito tempo depois, Rayner Canário volta a suas origens, e o que encontra são apenas ruinas de sua antiga rua chamada na época de rua Velha. Comovida com o que encontro resolveu junto com a comunidade, resgatar e reconstruir uma parte da antiga Várzea da Ema. E por ser uma católica praticante e devotar de Nossa Senhora Mãe de Deus, antiga padroeira da Ema. Rayner resolveu começar seu projeto de reconstrução pela antiga igreja. E foi logo a procura da imagem de Nossa Senhora para ser colocada de volta na antiga e restaurada igreja da rua velha. E também, que a santa não caísse no esquecimento dos jovens da Ema, pois a Santa foi a primeira padroeira do povoado.
Rayner Canário fez um estudo junto com a comunidade de quais as necessidades seria prioridade para Ema.
Foi feito um dossiê que virou projeto cultural, e Rayner começou sua peregrinação visitando algumas empresas, para pedir pela aquela comunidade. E a Petrobrás abraçou e aprovou o projeto.
Então os pedidos da comunidade começaram a virar realidade, hoje na várzea da ema tem biblioteca, brinquedoteca,museu, artesanato, dança, capoeira, teatro, esporte e educação enfim, muita coisa mudou naquele povoado.
Mais não ficou só por ai, Rainer achou pouco e percebeu que o ensino era precário e que precisava de um reforço na educação dos jovens da Ema, pois os mesmos terminavam o nível médio e não tinham condições de estudarem em uma faculdade. Então Canário rompendo fronteiras, foi até a suíça e apresentou o projeto a uma ONG que também abraçou o projeto educacional dos jovens da Várzea da Ema. Assim todos estudantes do povoado da Vázea da Ema-Chorrochó-Ba, tem seus estudos, transporte, alimentação, estadia pagos por essa ONG da Suíça desde 2007. Os alunos estudam no Centro de Ensino do Vale do São Francisco (CESVASF) da cidade Belém do são Francisco-PE. E no dia 17 de dezembro de 2011, aconteceu na Ema, a primeira formatura dos estudantes universitários com ajuda desse projeto educacional, foram 18 estudantes que hoje estão licenciados em vários cursos de nível superior como: biologia, letras, matemática entre outros.
Dona Rayner Matos Canário, se sente uma pessoa realizada, motivada pela comunidade da Várzea da Ema que abraça ela com todo carinho, ela cita, que isso é uma missão da mãe de Deus para aquela comunidade. Mais assim mesmo ela cobra da sociedade, puxa a orelha de todos para que a missão seja preservada por todos.
“eu só tenho a agradecer ao povo da Várzea da Ema, pois como dizia São Francisco de Assis,é dando que se recebe” RAYNER MATOS CANARIO.